O mundo e o tempo têm nos ensinado lições valiosas, como a necessidade de nos reinventar a todo momento, para acompanhar a pressa das horas, dos dias e dos meses. Assim chegou dezembro e a oportunidade de olhar para trás e vislumbrar todas as conquistas de 2022.
Após os dois primeiros anos da pandemia, já reestruturados quanto à capacidade de atendimento e adequados ao novo normal, criamos um terceiro cenário, o da plena expansão, que aliás, já havia sido iniciada em 2021. Com o empreendedorismo pulsando firme, avançamos ainda mais e novas unidades foram sendo desenhadas no último ano: o laboratório do centro de São Lourenço e o Espaço Plural – Núcleo Especializado de Desenvolvimento Infantojuvenil. Além disso, as obras do Hospital foram sendo entregues, ala por ala, restando para 2023 a finalização dos estacionamentos, arborização, instalação dos equipamentos, instalação da marcenaria, mobiliários, formação e treinamento das equipes. Muita evolução e inovação, caminhando juntas e sob o mesmo norte do crescimento sustentável.
A cooperativa cresceu e vivemos um salto de inovação, levando benefícios aos clientes e cooperados, inseridos em um novo mercado, uma nova forma de viver e trabalhar. Os aplicativos e outras facilidades digitais ganharam ainda mais investimento e destaque, trazendo resultados importantes na produtividade e assertividade dos processos. É a tecnologia a serviço do desenvolvimento.
No quadro funcional, um salto quantitativo e qualitativo para rechear de qualidade todos os pontos de atendimento. Novas equipes significam novos desafios para a Gestão, ao mesmo tempo que melhoram a oferta dos serviços e possibilitam o crescimento das operações.
Pensar em cada prática, cada meta, cada estratégia, de olho no futuro, mas ciente da realidade atual, é trabalhar para a sustentabilidade. Unir pessoas e cooperados nessa empreitada é agir pela disseminação do próprio cooperativismo, pelo simples exemplo de união e colaboração.
O “bem comum” é sempre o maior objetivo de uma cooperativa, especialmente no ramo da saúde. Mas este conceito vai muito além do bem coletivo dos cooperados, extrapola fronteiras organizacionais para atingir as comunidades, o meio ambiente e até mesmo as organizações públicas e civis. As reações ocorrem em cadeia numa sociedade interconectada e interessada em construir um futuro melhor. Estamos juntos e levamos conosco todos os compromissos assumidos: ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), Pacto Global (dez princípios), indicadores do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa), indicadores GRI (Global Reporting Initiative) e ESG (Environmental, Social and Governance).
Inovação e empreendedorismo são nosso Norte, com algumas lições que são aprendidas no caminho, mas sempre soubemos onde queremos chegar: em um futuro onde as condições de trabalho médico e do atendimento ao cliente estejam no mais alto patamar de qualidade, para garantir vida, saúde e segurança a todos.
Musse José Matuck
Presidente Unimed Circuito das Águas