Desde o último Planejamento Estratégico não fazemos outra coisa a não ser empreender e inovar.
A inovação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, especialmente daquelas que precisam se manter competitivas no mercado. A inovação também não se restringe aos aspectos tecnológicos, mas inclui ações relacionadas à criação de novas estruturas para atender às crescentes demandas dos clientes e cooperados.
Neste sentido, as diretrizes de “verticalização consistente” e “inovação como cultura” tiveram espaço abrangente nas estratégias adotadas pela cooperativa e sedimentaram o crescimento da Unimed Circuito das Águas, agora com uma estrutura própria de prestação de serviços em São Lourenço, que compreende dois laboratórios, serviço de fisioterapia, equipe multidisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, nutrição), centro de desenvolvimento infanto-juvenil e, ainda, as estruturas do Núcleo de Atenção Integral à Saúde e do Pronto Atendimento. E para 2023 o Hospital da Unimed Circuito das Águas oferecerá adicionalmente um Centro de Diagnóstico por Imagem, ambulatório com especialidades, oncologia e serviços de internações clínicas e cirúrgicas.
Sem alternativas viáveis, esses empreendimentos tiveram que ser realizados num momento muito crítico da economia nacional e internacional, já que inflação, sucedida de juros altos, se tornaram a tônica de grandes impactos nos investimentos das empresas.
No nosso caso, além do relevante aspecto econômico, tivemos fatores que comprometeram o início da operação do Hospital da Unimed e aumentaram os nossos custos. Dentre eles o aumento dos insumos da construção civil e de mão de obra, as adequações requeridas pela vigilância sanitária e a impossibilidade de finalizarmos a área externa do hospital (estacionamento) devido às condições climáticas adversas desde setembro de 2022.
Em relação às operações de planos de saúde, nosso mercado foi fortemente impactado pela conjuntura econômica, fato constatado pela grande quantidade de clientes desligados do plano de saúde por terem sido demitidos, e agora sem condições de contratar um produto como pessoa física, causando consequentemente a redução da nossa carteira de clientes. Vivenciamos também um pico relevante da inadimplência dos clientes, que já não suportam pagar os elevados custos com saúde.
Encerramos o ciclo preparados para darmos início a uma nova fase do desenvolvimento, vislumbrando grandes desafios relacionados com o início da operação do hospital, necessidade de fomentar os serviços próprios e gerar recursos para o financiamento das operações e dos investimentos.
Este relatório de gestão passa a relatar em síntese as principais ações de 2022, esperamos que ao analisar o que fizemos, perceba nossa incansável luta pelo desenvolvimento de todos.