Em 2022 o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) evidenciou um aumento correspondente ao crescimento da economia pós pandemia.
O consumo de combustíveis utilizados por colaboradores em seus próprios veículos para locomoção ao trabalho e a movimentação de consultores de vendas na região em transporte locado registraram aumento considerável em 2022, justificado pelo crescimento da equipe de colaboradores e volta à normalidade das atividades de vendas presenciais no pós-pandemia. Já o escopo 2 teve emissões reduzidas devido à mudança no fator de emissão de GEE da energia elétrica no Brasil em 2022.
As emissões de Gases de Efeito Estufa da cooperativa totalizaram 112,875 tCO²e (toneladas de CO² equivalente) em 2022, o que equivale a 0,48 toneladas de CO2 equivalente por colaborador.
Escopo 1 – emissões de combustíveis utilizados em geradores, fogões de cozinha e frota corporativa: 4,253 tCO²e
Escopo 2 – emissões indiretas do consumo de energia elétrica: 18,424 tCO²e
Escopo 3 – emissões indiretas de resíduos de saúde, transporte locado, viagens a negócios e deslocamento de conselheiros e colaboradores até o trabalho: 90,199 tCO²e
As emissões de biomassa relacionadas ao consumo indireto de energia (Escopo 3) do Inventário de Gases de Efeito Estufa foram 26,834 tCO²e.