O contato com as partes relacionadas tem se dado prioritariamente por meios digitais desde o início da pandemia, mas sem prejuízo para os relacionamentos. Em 2022 alguns eventos e reuniões presenciais voltaram a acontecer, principalmente com os públicos mais próximos, dentre eles, todos os prioritários para engajamento, que são: cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores, parceiros, comunidade, sistema cooperativista e sistema Unimed, além de órgãos regulatórios como a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Alguns eventos do sistema Unimed e sistema cooperativista foram realizados de forma presencial, assim como alguns encontros com cooperados, colaboradores e parceiros.
A pesquisa de materialidade realizada com as partes permaneceu sendo online e foi aplicada entre dezembro e janeiro. Foram apresentadas questões sobre a cooperativa e suas ações, além de questionamentos sobre a expectativa das partes em relação ao papel da Unimed para o desenvolvimento sustentável da região.
O resultado da pesquisa é apresentado à Alta Direção, assim como todas as demandas e opiniões coletadas. Dentre as sugestões, algumas se mostraram recorrentes, como as relacionadas à educação e conscientização da comunidade quanto às questões da sustentabilidade.